terça-feira, 27 de julho de 2010

Começou o desfile de malas no Guarany

Depois de dois empates nas duas primeiras rodadas da série D do campeonato Brasileiro, a diretoria do Guarany de Sobral decidiu iniciar uma reformulação no elenco rubro-negro. Quatro nomes já confirmados estão deixando o time, enquanto outros três já chegaram e já foram incorporados ao elenco.

“Esta é uma competição de tiro curto, e infelizmente, jogador que não acertar vai ser substituído. Esta é a realidade do Guarany. É a realidade da série D”, explicou o gerente de futebol do clube, o ex-jogador Mário Junior.

Os jogadores que deixaram o elenco são os zagueiros Valença e Paulo Maranhão, o lateral Junior Moura e o volante Claudeci. Os dois últimos não tiveram muitas chances no time por conta de contusões. As novidades são o zagueiro Junior Alves, que esteve no grupo que defendeu o Cacique do Vale no campeonato estadual, o lateral esquerdo Breno Maranhão, que disputou o cearense desse ano pelo Quixadá e o atacante Carlos Alberto, ex-grêmio e que disputou a série B do cearense de 2010 pelo Icasa.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Guarany cede empate ao Flamengo no Piauí

Jogando fora de casa o Guarany de Sobral deixou escapar a primeira vitória na série D do brasileiro. O time sobralense chegou a estar duas vezes à frente do adversário, mas permitiu a reação dos piauienses e saiu de Teresina com o empate em 2 x 2 com o Flamengo.

O Guarany abriu o placar aos 36 minutos da primeira etapa com Danilo Pitbull, que recebeu passe de Jean e chutou para abrir o placar: Guarany 1 x 0. O Cacique do Vale manteve a vitória parcial até o final da primeira etapa.

No segundo tempo o Flamengo do Piauí voltou mais disposto e logo aos 2 minutos empatou a partida com Rony: 1 x 1. O time de Sobral continuou insistindo e chegou ao segundo gol com Alberto cobrando falta aos 28 minutos, mas a defesa do Bugre sofreu nova pane e permitiu o gol de empate do Flamengo, marcado aos 35 minutos por Ricardo Oliveira de cabeça.

O resultado deixou o Guarany na vice-liderança do grupo A3 com 2 pontos. O próximo adversário do Cacique do vale é o JV lideral, líder do grupo com 4 pontos. A partida será no próximo sábado (31) às 16:30 no estádio do Junco, em Sobral.

Foto: esportenatela.com

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Verdão em busca da afirmação

Modificado, o Icasa vai em busca de uma vitória hoje à noite, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O adversário do Verdão é o América Mineiro, equipe que soma 15 pontos e ocupa a 8ª posição. O time de Juazeiro do Norte está na 12ª posição com 12 pontos.

O técnico Flávio Araújo não vai poder contar com o volante Guto, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A vaga no meio campo será ocupada por Luciano. No ataque, Marciano e Assisinho disputam uma vaga para formar dupla com Roberto Santos, recém promovido ao time titular. Para finalizar, na lateral direita, Dodó poderá ceder o lugar a Sérgio.

O desafio do Icasa é alcançar a estabilidade na competição. O time cearense vem alternando bons e maus resultados. Longe dos seus domínios o time tem sido presa fácil para os adversários. Para por fim a esta escrita, o representante cearense necessita da vitória hoje diante do time mineiro.

Vozão empata fora de casa

O Ceará jogou fora de casa e conquistou um pontinho importante diante do Guarani de Campinas. Numa partida marcada pela forte marcação e por lances ríspidos, os gols só saíram no segundo tempo. O Ceará saiu na frente com gol de Ernandes aos 6 minutos, mas Ricardo Xavier empatou para o Bugre campineiro aos 29.

O empate deixou o time do povo na terceira posição com 19 pontos. Já o Guarani ocupa a oitava posição com 14 pontos ganhos. O Ceará volta a campo nesse domingo contra o Palmeiras, no estádio Castelão, pela 11ª rodada do Brasileirão.

Foto: Agência Lance.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mundial de 14: cidades-sedes terão mais endividamento

Lula assinou a medida provisória flexibilizando o limite para empréstimos no sentido de dar mais celeridade às obras

Brasília. A Prefeitura Municipal de Fortaleza foi beneficiada nesta segunda-feira pelo governo federal com a possibilidade de aumento do seu limite de endividamento. Medida Provisória foi assinada ontem em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para flexibilizar o limite de endividamento das cidades que irão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A norma também prioriza os financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos de infraestrutura para o Mundial e as Olimpíadas de 2016. Para estas cidades o limite de endividamento passa de 100% para 120%.

Segundo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, "é importante ressaltar que isso não altera a lei de responsabilidade fiscal, pois para os municípios a lei de responsabilidade também é 120% então estamos flexibilizando para viabilizar as obras".

Lula considerou que o ato de ontem mostra que as coisas estão caminhando rapidamente. O ministro dos Esportes, por sua vez, ressaltou o legado que as obras deixarão. "O Governo Federal, junto com as cidades e com os estados, trabalha no sentido de preparar bem o Brasil para a Copa de 2014. Sobretudo trabalhando legados. E a medida provisória hoje vai permitir que as cidades-sede da Copa possam contratar financiamentos que vão garantir os investimentos, sobretudo, a mobilidade urbana, que é transporte coletivo urbano, um tema-chave nas cidades da copa", afirmou.

Sobre o suposto atraso nas obras, Orlando Silva disse que ele e o presidente Lula podem garantir que o Brasil estará pronto em 2013 para a Copa das Confederações.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Agência Brasil.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Guarany apresenta novo treinador

Oliveira Lopes (Canindé) foi apresentado hoje à tarde no estádio do Junco. Torcedores animados receberam com carinho o novo técnico, que volta ao clube um ano depois de ter levado o time à decisão do segundo turno do estadual contra o Fortaleza. O feito foi no campeonato Cearense de 2009. Naquela oportunidade o Cacique do Vale foi superado pelo Leão.

Oliveira chega para substituir Amando Desessards, que caiu depois do empate sem gols com o Sampaio Correa, no Junco. Ele sabe que terá pela frente outro desafio, diferente daquele de outrora. E o técnico está bastante animado com a missão de levar o time sobralense, de volta à série C nacional.

“A série D para nós é libertadores. Temos uma torcida exigente e grande. Sobral é uma cidade de grande importância para o nosso estado e que precisa de representação forte no nosso futebol. Para chegarmos nas séries C, B e A, temos que passar pela D. Se o caminho é esse, vamos entrar com tudo e fazer valer a força que nós temos aqui”, disse o motivado treinador.

Desessards não é mais técnico do Guarany

O empate em 0 x 0 entre Guarany e Sampaio Corrêa ontem no estádio do Junco, culminou com a saída do técnico Armando Desessards do time. A decisão foi comunicada ao treinador na manhã desta segunda-feira (19), pelo presidente do clube, Luizinho Torquato.

Segundo Desessards, a filosofia de trabalho implantada por ele, não teria agradado à diretoria. O treinador comandou o time em apenas uma partida oficial, quando empatou com o Sampaio Correa na estréia da Série D.

O próximo técnico do Guarany será Oliveira Lopes (Canindé). Sob o comando de Oliveira, o Bugre decidiu o segundo turno do estadual de 2009, quando perdeu a disputa para o Fortaleza.

Oliveira Canindé deve ser apresentado ao elenco nas próximas horas.

Foto: Wilson Gomes.

sábado, 17 de julho de 2010

Desessardes tem dúvidas para definir Guarany para a estréia

O técnico Armando Desessards mantém mistério na escalação do Guarany de Sobral, para a partida de estréia do Bugre nesse domingo (18) contra o Sampaio Correa, pela série D do campeonato brasileiro.

As principais dúvidas de Desessards estão no meio campo. Quatro jogadores disputam duas posições. O volante Serginho e o meia Netinho iniciaram o último coletivo no time titular, mas foram substituídos, respectivamente, por Breno e Léo Olinda, que aquecem a disputa por uma vaga na equipe.

No gol, Vantuir parece ter vencido a disputa com Ari. Junior Moura, Tobias, Lima e Zada comporão a defesa. O volante Alberto e o meia Jean são nomes certos no meio campo. No ataque, Wanderley e Danilo Pitbull foram confirmados no último coletivo.

O volante Ricardo Baiano, que foi apresentado na última sexta-feira, já teve seu nome publicado no BID da CBF. O atleta treinou no time reserva e ficará no banco a disposição do treinador.

“É sempre uma expectativa grande e justamente um desafio administrar bem essa expectativa, não transformá-la em ansiedade e procurar fazer uma boa estréia. Sabendo que não tivemos um grande período preparatório, vamos ter as dificuldades inerentes a uma estréia. Mas o apoio do torcedor é fundamental para superar essas dificuldades”, disse Armando Desessards.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O "guerreiro" está de volta

Ricardo Baiano será apresentado ao torcedor do Bugre na tarde dessa sexta-feira (16). O volante trocou o Guarany pelo Fortaleza após o campeonato estadual. Titular no tricolor de aço desde sua chegada ao clube, Ricardo foi surpreendido pela atitude da comissão técnica, que decidiu afastá-lo do elenco titular, juntamente com outros seis jogadores.

Ricardo Baiano volta para os braços da torcida rubro-negra que o aguarda ansiosa. O jogador espera reencontrar em Sobral, o apoio que sempre recebeu, não apenas da torcida, mas da imprensa também.

O jogador, que estava treinando à parte no Fortaleza, deve participar do coletivo, logo após sua apresentação, e ficará a disposição do técnico Armando Desessards para estrear no domingo (18) contra o Sampaio Correa pela série D do Brasileiro.

Os detalhes sobre o acerto financeiro não foram revelados.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ceará deixou a liderança escapar em pleno Castelão

O encontro entre as duas equipes que empataram em todos os quesitos durante as sete rodadas do brasileirão, exceto no saldo de gols, ficou mesmo no 0 x 0 ontem no Castelão. Os 44.500 pagantes que foram ao estádio assistiram a um jogo aberto, em que as duas equipes fizeram da busca pelo gol, sua principal prioridade.

Apesar de ter criado as melhores oportunidades na etapa inicial, o Ceará não conseguiu passar pela defesa do Timão, que estava bem postada em campo. Logo no início da partida o Vozão imprimiu um ritmo frenético ao jogo, principalmente em jogadas pelas laterais, onde os alas Oziel pela direita e Ernandes pela esquerda, participaram com freqüência das principais jogadas de ataque do alvinegro cearense.

A segunda etapa não teve o mesmo ritmo do primeiro tempo, contudo, o Vovô continuou levando perigo ao time paulista, principalmente com os atacantes Washington e Misael. Esse último agitou as arquibancadas do Castelão no final da partida, quando deu um corte no zagueiro e chutou buscando o ângulo do goleiro Júlio César, que mandou a bola para escanteio, salvando o Timão da derrota.

As duas equipes agora somam 18 pontos e continuam liderando a competição, mas podem ser ultrapassados pelo Fluminense, que entra em campo hoje à noite.

Foto: Kid Júnior (Jornal Diário do Nordeste).

Guarany vence o último teste antes da série D

No último teste antes da estréia na série D, o Guarany venceu a seleção de Irauçuba por 2 x 0 ontem à noite no estádio do Junco. Os dois gols do Cacique do Vale foram marcados pelo atacante Wanderley, um em cada etapa da partida.

O rubro-negro foi o dono absoluto do jogo. Com a posse de bola, o Guarany imprensou o adversário no campo de defesa, mas demonstrou dificuldade em penetrar no bloqueio montado pelo time visitante, principalmente na etapa inicial.

No segundo tempo, com a entrada de Léo Olinda, o ataque rubro-negro foi mais presente na área adversária, mas a falta de pontaria dos atacantes prejudicou a construção de um placar mais elástico.

O Guarany volta a treinar sexta-feira, quando o técnico Armando Desessards deve comandar um coletivo apronto, para definir o time que enfrentará o Sampaio Correa no domingo (18) às 16:30 no estádio do Junco.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Icasa bate o êx-líder Paraná no Romeirão

O Icasa voltou em grande estilo depois da paralisação em função da Copa do Mundo. Sem tomar conhecimento do Paraná, ex-líder da série B, o verdão enfiou uma goleada nos paranaenses ontem à noite no Romeirão.

O primeiro tempo foi suficiente para a construção do resultado. Dodó, Carlinhos e Marciano marcaram os gols que deram a vitória ao Icasa: 3 x 0. Na segunda etapa o Verdão seguiu dominando a partida. O time do técnico Flávio Araújo abusou do direito de perder gols, mas manteve o resultado da etapa inicial.

O time de Juazeiro do Norte fechou a rodada na 8ª posição com13 pontos. Já o Paraná estacionou nos 15 pontos e caiu duas posições, fechando a rodada na 3ª colocação.

No sábado (17) o Icasa vai até São Paulo enfrentar a Portuguesa no Canindé às 16 horas.

Foto: Normando Sorácles (miséria.com.br).



segunda-feira, 12 de julho de 2010

Atenções voltadas para o Brasileirão

Finalizada a Copa do Mundo, todos os olhares se voltam para o campeonato brasileiro. Esta semana a torcida cearense tem programa garantido, com seus representantes atuando em todas as divisões no nosso futebol.

Na série B, o Icasa receberá amanhã no Romeirão, o Paraná Clube, líder da competição. O time do técnico Flávio Araújo só pensa em uma vitória para se aproximar do G4.

Na quarta-feira (14) o estádio Castelão, em Fortaleza, será palco do duelo de líderes pela primeira divisão. O Ceará, de técnico novo, enfrentará o Corinthians. As duas equipes estão empatadas em todos os quesitos, exceto no saldo de gols. O time paulista tem saldo de 7 gols contra 6 dos cearenses. Será o duelo do ataque mais positivo (Corinthians) contra a defesa menos vazada (Ceará) da competição.

Fortaleza e Guarany iniciarão nesse domingo (18) suas respectivas sagas para subir de divisão. Na série C, o Fortaleza enfrentará, em casa, o Águia de Marabá (PA). E o nosso Guarany de Sobral receberá o Sampaio Correa pela série D.

As emoções do Brasileirão prometem tomar conta dos corações dos cearenses até o fim do ano. Fica a torcida para que os objetivos dos nossos representantes sejam alcançados ao fim de suas respectivas escaladas.

sábado, 10 de julho de 2010

Guarany goleia Pacujá em amistoso

O Guarany goleou o Pacujá nesse sábado por 6 x 0 no estádio do Junco. A partida serviu de preparação para a estréia do Bugre no campeonato Brasileiro da série D, que acontecerá no domingo (18) contra o Sampaio Correa, no estádio do Junco, em Sobral.

O primeiro gol rubro-negro saiu logo aos 2 minutos de jogo na cabeçada de Netinho, que aproveitou o cruzamento feito por Wanderley: Guarany 1 x 0. O Cacique do Vale seguiu pressionando o adversário, mas não conseguiu passar pela marcação imposta pelo time de Pacujá.

Para a segunda etapa o técnico Armando Desessards promoveu nove alterações no time, mantendo apenas o lateral esquerdo Zada e o atacante Danilo Pitbull, dentre aqueles que iniciaram o amistoso. O atacante Wescley, que entrou no lugar de Wanderley, aproveitou bem a oportunidade. Demonstrando boa presença de área e oportunismo, o atacante balançou a rede adversária quatro vezes. Quem também apareceu bem no amistoso foi o atacante Ramon Carioca, que deixou sua marca marcando um belo gol.

Armando Desessards gostou da movimentação do time, embora reconhecendo que a fragilidade do adversário não permite traçar um bom comparativo entre as equipes. “Claro que a fragilidade do adversário não conta muito como referência, mas evoluímos em termos de posicionamento. O jogo foi bastante válido até os 15 minutos da segunda etapa, depois o adversário não teve mais perna e aí não serviu mais para outra coisa, senão pela questão de ritmo do jogo, só”, concluiu o treinador.

Tudo pronto para mais um amistoso

O Guarany fará hoje à tarde, no estádio do Junco, o segundo amistoso da preparação para a série D do Brasileiro. O adversário dessa vez é o Pacujá. Ontem à tarde o técnico Armando Desessards comandou um trabalho de fundamentos no gramado do Juncão, palco da partida. Chutes a gol, cruzamentos e jogadas de bola parada fizeram parte do repertório.

Depois de ter marcado três gols na última apresentação, o atacante Danilo Pitbull se credenciou a uma vaga no time titular, ao lado de Wanderley. “Agente fez um bom amistoso. Amanhã (hoje) já tem outro e o professor optou por mim para começar jogando. Vamos ver o que agente pode fazer para ajudar o Guarany”, disse Pitbull.

O treinador prevê uma partida difícil, principalmente, em se tratando do rendimento físico do time. “Ainda devemos apresentar uma situação bem deficitária em termos físicos, porque ainda estamos com uma sobrecarga grande de trabalho. O jogo de amanhã (hoje) ainda vai servir para corrigir os erros de posicionamento que agente viu no jogo da quarta-feira passada”, revelou Desessards.

Apesar de toda a sobrecarga de trabalho, Desessards espera um discreto crescimento do time na partida de hoje. “No geral nós devemos ter uma pequena melhora em relação ao jogo passado, mas uma evolução substancial mesmo, eu acredito que deveremos apresentar na partida da quarta-feira que vem,” concluiu o treinador.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Guarany vence o primeiro amistoso da pré-temporada

Muitos erros de passes e falta de precisão na conclusão das jogadas, marcaram a primeira apresentação do elenco rubro-negro, ontem no estádio do Junco, em Sobral, no primeiro amistoso dessa pré-temporada, que serve de preparação para a série D do Brasileiro.

O Guarany demonstrou maior volume de jogo e dominou o adversário na maior parte do tempo. Apesar do domínio rubro-negro, o adversário conseguiu surpreender a defesa do bugre em duas oportunidades ainda na primeira etapa. Junior Mota marcou aos 30 minutos em cobrança de pênalti e Tiaguinho ampliou a vantagem do Fortaleza de Lisieux, Santa Quitéria, aos 44 minutos: 2 x 0.

Na segunda etapa com o time todo novo, brilhou a estrela do atacante Danilo Pitbull, que marcou três vezes decretando a virada do Bugre. “graças a Deus começamos o amistoso com o pré direito, esperamos que no dia 18 possamos estar preparados e conquistar um bom resultado em casa”, disse o atacante.

Após o apito final, o técnico Armando Desessards avaliou o rendimento do time. “Em termos de resultado, agente pode dizer que foi um teste difícil, mas em volume de jogo, não. O adversário esteve rondando o nosso gol três vezes e acabou marcando duas. O jogo foi agente no campo deles o tempo todo. O que não poderia acontecer, era agente tomar dois gols em contra-ataques na primeira etapa”, reconheceu Desessards.

O técnico retomou as atividades com o grupo na tarde de hoje e já se prepara para o próximo amistoso, que acontecerá nesse fim de semana.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Guarany fará primeiro amistoso nessa quarta-feira

A doze dias da estréia rubro-negra na série D do brasileiro, a preparação do Guarany entra na reta final. Para estar bem no dia 18 de julho diante do Sampaio Corrêa (MA), a comissão técnica decidiu realizar uma série de três amistosos. O primeiro será nessa quarta-feira às 19 horas, no estádio do Junco.

O adversário, um time amador do distrito de Lisieux, Santa Quitéria, não chega a empolgar o torcedor, mas o amistoso certamente servirá para o técnico Armando Desessards tirar algumas conclusões, acerca do trabalho realizado até aqui na pré-temporada. Questionado sobre a fragilidade técnica do adversário, Desessards argumentou: “Eu encaro como um jogo treino, substituto a um coletivo. Essa partida vai servir para dar ritmo de jogo, testar o posicionamento e nada mais. Não temos objetivo de fazer performance, porque se fosse pra isso, estaríamos preocupados com a qualidade do adversário”.

Quem for ao estádio do Junco nessa quarta-feira, terá a oportunidade de ver as novas caras do Cacique do Vale, como o goleiro Ari, que se apresentou ao clube na manhã dessa terça-feira (06) e já treinou com os novos companheiros. O treinador disse não conhecer o goleiro, mas demonstrou confiança na indicação da diretoria. “A diretoria já vinha observando o jogador, ele esteve dois anos no Icasa. Fui apresentado a ele hoje de manhã. Tem um bom histórico, uma boa formação, teve uma boa passagem pelo Figueirense. Vamos conhecê-lo melhor a partir do trabalho que se inicia hoje”, afirmou Desessards.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fortaleza sofre outro revés pela Copa do Nordeste

Há quinze dias da estréia na série C do brasileirão, o Fortaleza é derrotado pela terceira vez consecutiva na Copa do Nordeste. O adversário foi o Náutico. A partida aconteceu na capital pernambucana, pela oitava rodada da competição. Com apenas sete pontos conquistados, o tricolor cearense ocupa a 12ª posição.

O algoz tricolor foi o atacante Geílson, que marcou três vezes para os pernambucanos. O zagueiro Gaúcho descontou para o Leão, mas Válter fechou a conta para o Timbu. O resultado de 4 x 1 revelou a fragilidade da defesa leonina e deixou o técnico Zé Teodoro apreensivo. "Temos que aprender com os erros. Foram dois gols parecidíssimos, que não podemos tomar. Temos 15 dias para o início da Série C. Não podemos baixar a cabeça", disse.

Foto: Futara Press.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim da era Dunga

Por que perdemos? Foi porque o Felipe Melo foi o homem do jogo, dando passe para um gol, marcando outro (contra) e sendo expulso? Eu diria que não foi apenas isso. Felipe Melo não segurou a emoção, isso é fato, prejudicou o Brasil deixando a seleção com um homem a menos diante de um adversário competente. Mas o que realmente definiu a desclassificação brasileira foi uma combinação de fatores, liderada pela arrogância do seu treinador.

Dunga deixou de levar para a Copa do Mundo jogadores que realmente poderiam fazer a diferença. E optou em levar aqueles que sempre estiveram ao seu lado e, que morreriam abraçados ao treinador, aprovando tudo o que ele fizesse, de correto ou errado. Escolheu apenas os bonzinhos, desprezando a idéia de que na hora do pega pra capar, os bad boys não costumam decepcionar.

Após a partida em que o Brasil perdeu de virada para a Holanda e deu adeus à Copa da África do Sul, o treinador brasileiro falou em recuperação do patriotismo, da vontade de jogar na seleção. É Dunga, nem mesmo esse patriotismo foi capaz de nos levar ao tão desejado Hexa.

Todas as nossas expectativas se voltam agora para 14, quando seremos os anfitriões da Copa. Renovam-se as esperanças de que o bom senso possa imperar no comando da seleção e que não haja mais espaço para a arrogância burra. Por hora me sinto satisfeito pelas declarações de Dunga, que ratificou sua intenção de deixar o comando da seleção.

Finalmente chegou ao fim a era Dunga. Um tempo que não deixará saudades. Que venha uma nova era, um novo começo, que venha o equilíbrio, o bom senso e que venha o Hexa.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ceará vence clássico pela Copa do Nordeste

No encontro entre alvinegros e tricolores o Ceará levou a melhor. A partida aconteceu pela sétima rodada da Copa do Nordeste. A vitória por 2 x 0 levou ao Vovô à sexta posição com nove pontos. Já o Fortaleza estacionou de vez nos sete pontos, ficando na décima segunda posição.

A partida foi um ótimo aperitivo para o Ceará, que se prepara para enfrentar o Corinthians pelo brasileirão, no dia 14 de julho. Até lá, a Copa do Nordeste será o laboratório alvinegro, para voltar à competição nacional com o mesmo desempenho demonstrado na fase pré Copa, quando o time assegurou a vice-liderança do brasileirão.

Wellington Amorim e Ernandes marcaram os gols do Ceará, fazendo a festa dos 5521 pagantes que se fizeram presentes ao Castelão.

Foto: Marília Camelo (Diario do Nordeste).