Assim como os demais clubes que participam da Série C do Brasileiro, o Guarany foi pego de surpresa com a notícia da paralisação da competição. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, suspendeu, por tempo indeterminado, as disputas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro.
Approbato atendeu a um mandado de garantia, com pedido de liminar, do Santo André (SP), determinando a suspensão das duas competições. A decisão do presidente do STJD foi tomada no fim da tarde de quarta-feira, 23.
Durante o treino realizado hoje à tarde, no estádio do Junco, o diretor de futebol do Cacique do Vale, Mário Junior, lamentou a decisão de Approbato. “O Guarany vem trabalhando a mais de um mês com a finalidade de estrear na Série C e fomos pegos de surpresa com essa notícia ruim pra gente de não poder estrear”.
A folha de pagamento do time está em torno de R$ 200 mil reais. De acordo com o dirigente, cada semana de paralisação acarretará um prejuízo enorme para os cofres do clube.
Origem do problema
Esta semana a CBF acatou a liminar da Justiça comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C. Com isso o Santo André que havia perdido a vaga na competição para o time paraibano, conseguiu um mandado de garantia que serviu de base para a decisão do presidente de STJD que paralisa as Séries C e D nacional.
Na última sexta-feira (18), uma decisão da Justiça paraibana também determinada a inclusão do Treze de Campina Grande na competição, no lugar do Rio Branco do Acre.
Suspensão
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, agiu rápido e decidiu suspender o Treze (PB) e o Brasil de Pelotas (RS) de todas as competições oficiais por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada ontem em Budapeste, na Hungria. A punição foi dada em reposta a ação dos dois clubes que recorreram a Justiça Comum para requererem as vagas na Série C.
A decisão da FIFA deve ser mantida pelo menos enquanto os dois clubes continuarem com suas ações na Justiça comum.
O lado Bom
A paralisação da Série C não trouxe apenas prejuízo para o Guarany. O lado positivo é que o técnico Júlio Araújo ganhou mais tempo para acertar a equipe e quem sabe poderá até contar com os últimos reforços para a partida de estreia.
“Eu acho até benéfica (paralisação) em termos técnicos e físicos porque o Rogério, Bismark, Junior Cearense e outros chegaram recentemente e agora nós vamos ter mais tempo para trabalhar, melhorar o entrosamento e definir a equipe”, ponderou o treinador.
Se a estreia do time acontecesse no domingo, 27, como estava prevista, dificilmente Júlio Araújo poderia contar com esses três atletas para a partida contra o Santa Cruz.
Junior Cearense que participou do amistoso contra o Maranguape, saiu de campo sentindo um desconforto na panturrilha e está realizando um trabalho de fortalecimento muscular.
“Para alguns foi ruim, mas pra mim que treinei pouco vai ser bom para que possa me condicionar e na semana do jogo eu possa estar a disposição do professor Júlio”, comemora o meia Junior Cearense.
Bismark ainda não teve tempo para se entrosar com o restante do grupo e Rogério ainda está acima do peso.
Estreia
Embora ainda não exista consenso, a diretoria do clube acredita que até terça-feira, 29, a situação já esteja regularizada. A tendência é que a partida contra o Santa Cruz aconteça do domingo, dia 2 de junho. Para não deixar o ritmo dos atletas cair, a diretoria busca um adversário para a realização de um amistoso, na próxima terça-feira, 29, no Junco.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Deu pro gasto
Até aqui o time havia feito apenas dois treinos coletivos. Um deles com 43 minutos de duração e outro com apenas 33 minutos. Nesse início de preparação o foco principal dos trabalhos tem sido a preparação física dos atletas. Somente a partir da última semana é que a comissão técnica começou a intensificar os trabalhos com bola.
Na partida de sábado contra a Portuguesa de Reriutaba, foi possível perceber algumas deficiências, principalmente, no quesito entrosamento. O técnico Júlio Araújo aproveitou o amistoso para observar vários atletas. O treinador realizou nada mais nada menos do que sete alterações durante a partida.
O Guarany venceu o jogo por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Carlos André, aos 35 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o meia Fernando e o atacante Alex Paraíba, de pênalti, fecharam o placar, aos 30 e aos 42 minutos, respectivamente. Apesar do adversário ter sido uma equipe amadora, a Portuguesa valorizou bastante a vitória do Bugre.
Preparação
A partir de hoje a comissão técnica vai intensificar o ritmo da preparação. Depois de doze dias de trabalhos físicos, a orientação, agora, é acelerar os treinamentos com bola em busca da melhor formação. De hoje até a estreia na competição serão treze dias para a montagem do time ideal.
Novos atletas são esperados durante esta semana e a disputa por posições deve esquentar. “Falta chegar um lateral direito, um segundo volante, dois meias e dois atacantes pra gente fechar o grupo e dar sequência no campeonato (Brasileiro) e na Copa Fares Lopes”, disse o presidente do clube, Luizinho Torquato, que continua fazendo mistério quanto ao nome dos atletas.
Apesar do jogo duro do presidente, o Sobral News apurou o nome do lateral direito. Trata-se de Átila, que defendeu o Vitória da Conquista (BA). O volante Rogerinho e o meia Bismark não são mais segredo. Os dois devem desembarcar em Sobral na próxima quarta-feira.
Fora dos planos
O meia André Mensalão e o lateral direito Marcus Vinícius não estão mais nos planos do Cacique do Vale. O meia continua brigando na justiça com Tuna Luso, que detém seus direitos federativos, para ter o direito de se transferir para o Paysandu.
“É um jogador que fez uma boa campanha pelo Guarany, mas infelizmente não quer mais voltar. A gente tem que contar com quem quer ficar. Vai chegar aqui e vai ficar botando dificuldade. Pode estragar o comportamento do grupo. A gente prefere esperar ele definir a posição dele lá (na Tuna Lusa). Ele tem contrato (de empréstimo) com o Guarany até novembro”, ressaltou Luizinho Torquato.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Guarany inicia a preparação para o campeonato Brasileiro
Depois de 15 dias após sua última partida pelo campeonato estadual de 2012, o Guarany de Sobral voltou às atividades nessa segunda-feira, 30. A torcida rubro-negra compareceu em bom número ao estádio do Junco para prestigiar a apresentação do elenco que vai disputar a série C do campeonato Brasileiro.
Ao todo, 19 atletas foram apresentados, entre eles, caras bem conhecidas como o atacante Rinaldo, os zagueiros Rafael Manaus e Joécio e os goleiros Marcelo Silva e Eliardo, remanescentes do elenco que disputou o campeonato Cearense. Entre as novidades, destaque para o atacante Alex Paraíba, um dos artilheiros do estadual jogando pelo Trairiense.
O atacante, que vai disputar pela primeira vez a competição nacional, não disfarçou a alegria de estar no elenco do Bugre. “Está sendo a minha primeira vez. Espero corresponder à altura e poder dar alegria a torcida do Guarany”, disse Alex Paraíba, que já trabalhou com o técnico Júlio Araújo no futebol piauiense e cearense.
O goleiro Fábio, que estava no Guarani de Juazeiro e que foi o maior destaque do Guaraju no clássico dos homônimos em que o Guarasol venceu por 1 a 0, em Juazeiro, é outra novidade no elenco. Ele também quer fazer história no rubro negro sobralense.
“Eu estava num momento bom naquela partida. Agora é pensar aqui no Guarany de Sobral pra gente conseguir nosso objetivo na série C. A gente sabe que é um campeonato difícil, mas com o grupo bom a gente consegue chegar lá”, disse o goleiro, otimista.
Além de Fábio e Alex Paraíba, também foram apresentados o volante Gil Pernambucano, o goleiro Saraiva e o meia Carlos André, que marcou o gol do Icasa na vitória do Cacique por 2 a 1, no estádio do Junco, no certame estadual de 2012.
Os atletas da base do time completaram a lista dos 19 jogadores que já participaram, na tarde de segunda-feira, de um bitoque sob a orientação do comandante Júlio Araújo, que ainda espera por alguns reforços para completar o elenco.
Reforços
De acordo com a diretoria, novos jogadores deverão desembarcar em Sobral nos próximos dias. O presidente, Luizinho Torquato, adota a política do silêncio para não despertar o interesse dos adversários.
Apesar do cuidado em manter o sigilo, pelo menos dois nomes já foram revelados. Trata-se do volante Rogério e do meia Bismark. Ambos participaram da campanha do título da série D de 2010 pelo clube. O primeiro estava disputando o campeonato Baiano pelo Bahia de Feira de Santana e o segundo está defendendo o Fortaleza, que decidirá o título do campeonato Cearense contra o Ceará.
Rogério deverá se apresentar nos próximos dias, já Bismark, só será apresentado ao técnico Júlio Araújo depois da partida final entre Ceará e Fortaleza, marcada para o dia 13 de maio.
“São dois bons jogadores. Tive a oportunidade de trabalhar com o Rogério no Fortaleza, nos dois últimos jogos da série C do ano passado. Conheço o Bismark só de jogar contra. São grandes jogadores e serão importantes para fazer parte do elenco”, aprovou o técnico Júlio Araújo.
Outros Nomes
Especula-se que o atacante Ribinha, que estava no Tiradentes e que disputou a série B do Brasileiro pelo Icasa no ano passado, poderá ser anunciado nas próximas horas. O atacante Preto, ex Horizonte e Ceará, é outro nome que interessa à diretoria rubro-negra. A contratação dos atletas depende de alguns detalhes que estão sendo tratados pela diretoria.
Ausência
O meia André Mensalão, destaque do time no estadual com sete gols, não apareceu no estádio do Junco na apresentação do elenco. André Mensalão encontra-se no Pará, onde está tentando, na justiça, sua desvinculação da Tuna Luso, clube que detém seus direitos federativos. O Objetivo do meia é se transferir para o Paysandu (PA), que será adversário do Guarany na competição nacional.
André tem contrato com a Tuna Luso até o fim de 2013. O jogador havia sido emprestado ao Guarany até o final na série C. Em entrevista concedida à rádio Caiçara, na noite de segunda-feira, o jogador confirmou o interesse em atuar pelo Paysandu. André agradeceu o apoio do clube cearense, mas mostrou-se decidido a trocar o Guarany pelo Paysandu.
O presidente do Guarany, Luizinho Torquato, não foi encontrado para comentar o caso.
Assinar:
Postagens (Atom)